PRF multa motorista de caminhão por poluição na Bahia

A fiscalização, intensificada na Semana do Meio Ambiente, revelou adulteração no sistema de escapamento e identificou a utilização de combustível impróprio

A PRF (Polícia Rodoviária Federal) flagrou um caminhão circulando na rodovia com o sistema de escapamento adulterado, o que configura crime contra o meio ambiente. O fato foi registrado no Km 225 da BR 242, em Itaberaba, na Chapada Diamantina.

A abordagem do veículo seguiu várias etapas, desde a simples visualização do painel até a coleta de amostras do componente em questão, que foram posteriormente analisadas utilizando um reagente específico. Essa análise teve como objetivo detectar a pureza do produto utilizado.

Após a retirada de uma pequena amostra do componente, os policiais realizaram um teste, adicionando o reagente específico. O resultado revelou que a substância apresentava uma coloração vermelha, confirmando que o veículo havia sido abastecido com diesel S500, que contém 50 vezes mais enxofre do que o diesel S10, o qual é obrigatório para esse tipo de veículo.

É importante ressaltar que, durante a fiscalização de um veículo equipado com ARLA 32 regular, ao realizar a reação química com o reagente, a cor resultante deve ser azul, indicando a ausência de contaminação por minerais.

O condutor assinou o TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência), por infringirem o artigo 54 da Lei de Crimes Ambientais, que trata da poluição de qualquer natureza causadora de danos à saúde humana, ao burlarem o uso correto do ARLA 32. Além disso, foram aplicadas as devidas multas pelas infrações de trânsito constatadas durante a fiscalização.


Fonte: Bahia ON

Categoria:

Deixe seu Comentário