Mais de 200 policiais atuam em operação que cumpre mandados contra homicidas na Bahia e no Ceará

A repressão de homicídios, de lesões corporais seguidas de morte, decorrentes da disputa entre grupos criminosos, em regiões de Salvador, é um dos principais objetivos da 'Operação Ignis', deflagrada pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), na manhã desta terça-feira (14/6), em Salvador, interior baiano e no estado do Ceará. 

Mais de 200 policiais entre civis e militares cumprem mandados em cinco bairros de Salvador, no interior baiano e no estado do Ceará, com o apoio de equipes do DHPP daquele estado. Um dos objetivos da 'Operação Ignis', cuja tradução do latim para o português é “fogo”, é alcançar, além dos integrantes, líderes dos grupos criminosos.  

De acordo com a diretora do DHPP, delegada Andréa Ribeiro, durante as investigações, ficou evidenciada a relação entre o tráfico de drogas e os homicídios, ocorridos nas regiões alvos das ações. “Com o trabalho de inteligência e apuração foi possível produzir vasto material probatório, que subsidiou os mandados que estão sendo cumpridos hoje”, detalhou.

PRISÕES

Desde o início da manhã, oito pessoas foram presas, em Salvador, durante a Operação Ignis. nos bairros de São Caetano, Fazenda Grande do Retiro, Capelinha, Santa Luzia do Lobato, Bom Juá e Itapuã. Os oito homens que tiveram os mandados de prisão cumpridos são envolvidos com homicídios, tráfico de drogas e associação criminosa.

Um dos alvos dos mandados resistiu à prisão e entrou em confronto com os policiais, na Fazenda Grande do Retiro. Ele foi socorrido para uma unidade de saúde, mas não resistiu. A Operação Ignis visa coibir os homicídios, decorrentes da disputa pelo tráfico de drogas, em diversas regiões de Salvador. Um revólver calibre 38, porções de cocaína, crack e maconha também foram  apreendidos com os presos. 

O líder de um grupo criminoso, com atuação no bairro de São Caetano e Fazenda Grande do Retiro, teve o mandado de prisão cumprido em um presídio do estado do Ceará. Ao todo, nas ações policiais estão sendo cumpridos 34 mandados de busca e apreensão. 

A ação tem o apoio dos Departamentos de Inteligência Policial (DIP), Polícia Metropolitana (Depom), de Polícia do Interior (Depin), de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP), da Coordenação de Operações Especiais (COE), da Assessoria Executiva de Operações de Polícia Judiciária (AEXPJ), além do Departamento de Polícia Técnica (DPT) e da Secretaria Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap). A Secretaria da Segurança Pública (SSP) colabora com a operação por meio da Superintendência de Inteligência (SI) e a Centro Integrado de Comando e Controle (CICC).

A Polícia Militar atua nas ações por meio do Comando de Policiamento Especializado (CPE); Companhia Independente de Policiamento Especializado/Pólo Industrial – (CIPE/PI); Batalhão de Polícia de Choque (BPChq); Comando de Policiamento Regional da Capital - Baía de Todos os Santos (CPRC/BTS), Rondesp /BTS e 9ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM).

Confira: https://twitter.com/i/status/1536658208588279808

https://twitter.com/i/status/1536658332487917568

Fonte: Aratu ON



Categoria:

Deixe seu Comentário