São João em Salvador: saiba como foi o último dia de festa no Parque de Exposições e Pelourinho

Chegou ao fim, neste domingo (26/6), a primeira etapa do São João da Bahia no Parque de Exposições de Salvador. Com casa lotada nos três dias de festa (24, 25 e 26), após dois anos sem grandes eventos no estado, baianos e turistas puderam matar a saudade dos artistas preferidos. Neste último dia, Bell Marques, Fagner, Elba Ramalho, Zelito Miranda e Israel e Rodolffo levantaram a plateia ao som de músicas como Frevo Mulher, Festa do Interior, Olha pro céu e, claro, hits do Chiclete com Banana. A festa será retomada na próxima quinta-feira (30/6), com shows de Simone e Simaria, Thiago Aquino e outros. 

CANTANDO E ENCANTANDO
Fagner encerrou a noite com chave de ouro. “Esse movimento do Poder Público de aproximar o artista do público é uma necessidade de todos, dos artistas que ficaram muito tempo parados, do público que respeita, que gosta, que tem história e quer reviver essa história. Por isso, eu preparo o repertório com tanto cuidado. Eu tenho uma história muito grande com a Bahia e com todos os parceiros”, lembrou.

Zelito Miranda abriu os trabalhos com seu forró autêntico e tradicional: “eu quero parabenizar o Governo do Estado e a Bahiatursa, que fizeram um trabalho belíssimo aqui na capital e também no interior. Aqui, no Parque de Exposições, eu encontrei uma estrutura muito bonita, muito bem feita e a gente fica emocionado”. 

Zelito destacou a importância de se promover o São João da Bahia. “Essa retomada é muito importante para a cadeia produtiva da cultura. Eu emprego diretamente 21 pessoas na minha produção. Mas ainda tem os empregos indiretos, as rendas que cada família consegue obter com o trabalho da gente. Incentiva também a cadeia produtiva do entorno do São João, com as comidas e bebidas típicas, tudo o que a festa representa”, afirmou.

Elba Ramalho entrou após a dupla goiana Israel e Rodolffo e não deixou ninguém ficar parado. “A Bahia está virada na alegria, virada no encontro, virada na vontade de festejar, de comemorar, de reencontrar as pessoas. O São João é uma festa que tem muita força, beleza e tradição para todos nós que somos nordestinos”, comemorou.

Ela também ressaltou o investimento do Governo do Estado no São João: “a cultura tem que caminhar. E uma das motivações nossas como artista é estarmos perto do nosso público. Essa vibração se transforma em amor, esperança, fé e amizade que a gente quer passar”.   

Em seguida, o público, em coro, acompanhou os maiores sucessos do Chiclete com Banana. Além do repertório da banda, Bell levantou a poeira com diversas músicas de outros artistas. 

“O São João sempre foi, indiscutivelmente, o maior evento do estado da Bahia. Eu sempre toquei muito no São João. Mas eu acho que nós todos estamos, talvez, um pouco mais felizes, pois passamos por momentos muito difíceis e a festa está sendo boa em todas as cidades que eu passo. Esse é um reflexo muito bacana. Fica bem claro para mim que as pessoas querem se divertir, participar e estar presentes”, avaliou Bell. 

PELOURINHO

No último dia de atrações do São João da Bahia, o Pelourinho recebeu um grande público, que curtiu uma programação variada nos largos do Terreiro de Jesus, do Pelourinho, do Cruzeiro de São Francisco, Tereza Batista, Pedro Arcanjo e Quincas Berro d’Água, além de todas as ruas do Centro Histórico com apresentações itinerantes. Teve samba junino, arrasta pé, xote, além de, claro, muito forró. O evento é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo (Bahiatursa). 
 
No Largo do Pelourinho, onde foi instalado um palco em forma de coreto em frente à Fundação Casa de Jorge Amado, diversas bandas fizeram a alegrias do público. Neste domingo (26/6), a festa ficou por conta do Trio Anarrié, Pedro Sampaio, Forrozão Saperkinha, Forrozão Maria Bonita, Xote de Anjo e Jaguarana.  

Na praça Tereza Batista as atrações foram Cangaia, Cicinho de Assis, Ícaro Mendes, Me Siga e Carlos Pitta. No largo Pedro Arcanjo, a festa ficou por conta de Júlio Cesar, Pinotte, João Almeida, Rafa Mendes e Aloísio Menezes. No largo Quincas Berro d’Água, subiram ao palco Paulinho Boca, O Pretinho, Pois É e Somos Cinco. 
 
Uma das atrações mais aguardadas pelo público, o cantor Paulinho Boca comemorou a possibilidade de as pessoas voltarem a celebrar o período junino nas ruas: “foram dois anos terríveis, em que perdemos muitas pessoas. Poder estar aqui hoje cantando para esse público maravilhoso é uma dádiva, ainda mais em festa tão importante e querida para os baianos. A arte tem o poder de ajudar a sociedade a avançar e São João é a arte e cultura que representa o nosso povo”. 
 
No Largo do Cruzeiro de São Francisco, a Sala de Reboco se tornou o palco do mais autêntico forró pé de serra. O espaço ficou lotado de pessoas dançando ao som das atrações musicais Resfulengo Flor de Milho, Wellington Pacheco, Maria Odete, Forró Sobe Poeira e Stilo da Raça.

Outra atração muito aprovada pelo público foi o São João itinerante do Terreiro de Jesus, ao som do Samba Junino, que contou com apresentações de Samba dúPepelão, Samba Skorpio, Shalom Adonai e Viola Paraguaçu, Só Samba de Roda e Samba Tororó.  


Fonte: Aratu ON


Categoria:

Deixe seu Comentário